fbpx

Quiz – Mitos da Computação em Nuvem

Neste 1º de abril, que tal testar os seus conhecimentos sobre Computação em Nuvem? Nós preparamos um quiz com os principais mitos sobre o tema. Agora, te desafiamos a encontrar as opções verdadeiras. Será que você sabe tudo sobre Cloud?

Em uma Nuvem Pública:

Correct! Wrong!

A aquisição de poder computacional, armazenamento e outros serviços de TI de terceiros, através de uma rede pública ou privada, é o que chamamos de Nuvem Pública. Nela, qualquer um pode contratar os serviços oferecidos, ao contrário da Nuvem Privada, na qual os serviços são destinados a grupos de usuários específicos. Na Nuvem Pública, é possível provisionar recursos rapidamente otimizando os custos, já que o custo de propriedade de recursos computacionais (gastos com energia, vigilância e etc.) contribuem para aumentar os preços em um datacenter local. Além disso, os principais provedores de Nuvem Pública possuem infraestrutura de acordo com normas e boas práticas de segurança mundiais.

As pessoas que contratam serviços na nuvem devem:

Correct! Wrong!

A infraestrutura física da Nuvem é de responsabilidade dos provedores de serviços. Mas a forma como esses serviços são utilizados diz respeito somente a quem os contrata. Assim, modernizar os processos para seguir as melhores práticas recomendadas de computação em nuvem é essencial para fazer um melhor uso das tecnologias oferecidas. Para isso, é importante contar com uma equipe de TI preparada e parceiros capacitados.

A Nuvem Pública pode:

Correct! Wrong!

Na nuvem, é possível provisionar recursos rapidamente, de acordo com a necessidade de quem os contrata. Assim, como os custos também são reduzidos, é possível responder a cenários em que há alta demanda, o que possibilita agilidade. É importante deixar claro que os provedores de serviços na nuvem não têm acesso ao seus dados e por isso não podem compartilhá-los. Além disso, o conceito de nuvem diz respeito ao oferecimento de serviços de TI acessados via rede pública ou privada, o que torna impossível “instalar nuvem” em um datacenter físico.

O backup na nuvem:

Correct! Wrong!

Na nuvem, você paga pelo que usa. Além disso, não existe limite para o tamanho total dos arquivos armazenados para backup na nuvem pública. Empresas podem escolher por armazenar os seus arquivos na nuvem pública, privada ou em softwares de armazenamento como Google Drive, por exemplo. Nesse último caso, no entanto, não é feito o backup e sim o armazenamento dos arquivos. O backup implica em criar cópias de segurança de arquivos, em intervalos de tempo e com uma política de testes definidos, para garantir a disponibilidade e autenticidade dos arquivos.

“A nuvem é só o datacenter de outra pessoa”

Correct! Wrong!

A computação em nuvem é a entrega de poder computacional como serviço. Em um datacenter tradicional, são alugados servidores ou máquinas virtuais, sendo que o gerenciamento dos recursos é feito pelo cliente. Na nuvem, podemos utilizar serviços gerenciados pelo provedor, em que a alocação de recursos, por exemplo, é feita automaticamente. Dessa forma, a nuvem é mais do que o oferecimento de recursos computacionais por terceiros. Nela, é possível contratar serviços diferenciados e adequados às suas necessidades.

Mitos da Computação em Nuvem

Share your Results: