fbpx
Tutorial: Como criar um chatbot na AWS

Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial e Data Science são algumas das buzzwords do momento no mundo da tecnologia. É um fato que essas técnicas e tecnologias podem ajudar os negócios a serem mais produtivos e a otimizar custos, entre outros benefícios, mas você já pensou onde é possível aplicá-las para ajudar sua empresa a obter melhores resultados?

Neste artigo, criaremos um chatbot com o Amazon Lex, que é um serviço gerenciado pela AWS para construção de aplicações que usam interações de texto e voz, o mesmo mecanismo de conversa da Amazon Alexa. O Lex é ideal para ser usado em interações que envolvem tarefas repetitivas, otimizando o uso dos colaboradores para tarefas mais complexas.

Para ajudar a entender os elementos básicos do Lex, vamos utilizar um template para construir o esboço de um Bot que automatiza o agendamento em hotéis.

Passo a passo

Para seguir com esse tutorial, você precisa ter uma conta na AWS, que pode ser criada aqui, com permissão de acesso ao Amazon Lex.

1.Logue no console da AWS;

2. Digite Lex na busca de serviço e clique em Amazon Lex;

 

3. No console do Lex, clique no botão azul ‘”Create”;

 

 

 

4. Na tela de “Create your bot’’, selecione BookTrip;

 

5. Dê um nome para o Bot, deixe IAM role na default e em COPPA selecione “”No””, clique em Create. O fluxo de interação com o Bot é exemplificado por esses dois smartphones que aparecem na tela. Os elementos básicos para o funcionamento do Bot são:

a. Intents: o objetivo do Bot, no nosso caso é BookHotel para marcar uma reserva no hotel;

b. Utterances: as frase que ativam o Intent, ou seja, aquelas frases que o Lex espera para começar a funcionar;

c. Slots: São os tipos de dados que esperamos receber para preencher as informações necessárias para a execução no Intent;

d. Prompts: São as perguntas que o Bot irá fazer com o objetivo de receber os inputs do usuários para salvar nos slots;

e. Fullfillment: a lógica necessária para o preenchimento completo do Intent, que é feita via uma função Lambda. No nosso caso, ficará marcado como “Return parameters to client”, onde o Bot simplesmente retornará um objeto com os parâmetros que passamos para ele como entrada.

 

6. Entrando na console do seu Bot, o botão ”Build” estará carregando, o que indica que o Lex está criando uma versão do seu Bot para que você possa testar no “”Test Chatbot””. Espere o Bot terminar o Build para prosseguir;

7. Com o Build Feito, Clique em BookHotel para selecionar o Intent de Agendar uma reserva em hotel;

 

 

 

 

 

 

8. Agora é o momento de testar o que seu Bot faz, clique em TestChatbot, que fica no canto direito. Com a caixa de diálogo aberta, insira “”Book a hotel””” para iniciar a interação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Terminando a interação de reserva de hotel, você deverá receber como resposta algo parecido com isso:

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer criar um Bot mais personalizado, utilizando uma função Lambda para controlar o seu comportamento, fazer deploy no Android ou com algum aplicativo de chat como Facebook Messenger e Slack? Entre no nosso GitHub para um tutorial completo!

Entre em Contato

Se tiver interesse em saber mais sobre como implementar soluções de Machine Learning e Inteligência Artificial, entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas.

[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]