fbpx
Tendências e Tecnologias para Inovar em 2021
Voiced by Amazon Polly

Para ajudar empresas a inovarem em 2021, trouxemos algumas tendências de tecnologia para o ano, alinhado com lançamentos da Amazon Web Services (AWS). Neste artigo, vamos explorar essas expectativas do mercado e apresentar algumas novas tecnologias interessantes para apoiar empresas na jornada de inovação. Você pode conferir o webinar completo, com a participação especial do Vinícius Senger da AWS, no nosso canal no Youtube e também um resumo do conteúdo neste artigo.

Tendências para 2021

Com todas as mudanças no mundo em 2020, mudamos muito a nossa relação com diferentes com tecnologias. Essas mudanças criaram novas necessidades e aceleraram a adoção de tecnologias que acreditávamos que cresceriam dentro de alguns anos. Segundo algumas pesquisas, como da Bain & Company publicada na Revista Exame, do Gartner, e da Amazon, podemos observar tendências para os próximos anos. Baseado nessas informações, selecionei algumas.

Edge AI (Inteligência Artificial na Borda)

O conceito de Edge AI leva algoritmos de IA para dispositivos mais perto do usuário. Nos últimos anos, houve um crescimento nessas tecnologias por conta do crescimento da Computação em Nuvem, pois estão disponíveis mais recursos computacionais, sob demanda, para o processamento de modelos. No entanto, mesmo com a melhoria do hardware de dispositivos, ainda assim é muito menor do que o potencial que a cloud pode oferecer.

Imagem retirada de https://www.imagimob.com/blog/edge-computing-needs-edge-ai

Por isso, esse tipo de solução é interessante do ponto de vista de arquitetura, para otimizar o desenvolvimento do modelo na nuvem e a execução na borda, para melhorar a experiência do usuário com uma interação mais rápido.

Mais Inteligência Artificial e Big Data

Quase todos os anos vemos o crescimento de Inteligência Artificial e Big Data como tendências e não é a toa. Estima-se um crescimento em 86% no investimento na área até 2025. Com tanto crescimento, também há a necessidade de profissionais capacitados para utilização dessas tecnologias e ferramentas. Portanto, outra tendência alinhada com isso é o desenvolvimento de plataformas mais simples e acessíveis, para mais pessoas conseguirem utilizar.

5G

O 5G é outra tecnologia que já havia grande expectativa há alguns anos e em 2021 espera-se ter um grande crescimento. Estima-se que esse mercado será responsável por USD 13,2 trilhões de dólares no ano, gerando 22,3 milhões de empregos.

Um dos principais segmentos que espera obter benefícios é o de indústrias, com o avanço da Indústria 4.0. O 5G promete ser até 100 vezes mais rápido que o 4G, com menor latência e maior estabilidade.

CyberSecurity e Privacidade

Com o mundo cada vez mais digital, também aumentam as preocupações em relação à segurança da informação. 2020 foi o ano com mais ataques cibernéticos e a tendência é que aumente cada vez mais.

Além da questão de segurança, com cada vez mais dados disponíveis, a privacidade é um outro assunto de extrema importância que cada vez mais fica em destaque.

Internet of Behaviors

Outra tendência, que está relacionada com outras que mencionamos, é o Internet of Behaviors (IoB). De maneira resumida, é a utilização de dados para influenciar comportamentos. Portanto, está muito alinhado com o Edge AI, para entender melhor o comportamento dos usuários e ter decisões rápidas.

Um exemplo de aplicação é no mercado de seguros, onde pode-se monitorar o comportamento das pessoas para oferecer benefícios e planos diferenciados para motoristas mais cautelosos. Basicamente, estamos falando de levar conhecimento e sabedoria para dispositivos de IoT.

Imagem retirada de https://gbksoft.com/blog/internet-of-behaviors/

Hyperautomation

Por fim, uma última tendência que gostaria de trazer é a Hiper Automação. É a ideia de tudo que pode ser automatizado deve ser automatizado, otimizando processos legados das empresas.

Tecnologias para apoiar com as Tendências

O maior de evento de computação em nuvem é o AWS re:Invent. A edição de 2019 contou com mais de 60 mil pessoas em Las Vegas e a de 2020, 100% online, contou com centenas de milhares de inscritos. Durante as três semanas da conferência no ano passado, foram anunciadas diversas tecnologias muito alinhadas com as tendências.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Para falarmos do desenvolvimento de soluções de IA e ML, é essencial olharmos para o Amazon SageMaker, que é a plataforma da AWS para desenvolvedores e cientistas de dados desenvolverem e rodarem seus modelos.

Além das diversas funcionalidades anteriores, nesse último ano foram lançadas vários novas, como, por exemplo:

SageMaker Clarify

O SageMaker Clarify oferece a detecção de bias em modelo e maior transparência para entender seu comportamento. Isso facilita muito a vida dos desenvolvedores ao conseguirem entender se o modelo está enviesado e realizarem os devidos ajustes.

SageMaker JumpStart

Na linha da democratização do conhecimento em IA, o SageMaker JumpStart oferece acesso em um clique a modelos para solucionar desafios frequentes. Tanto para quem está começando e quer usar algo pronto, quanto para quem já tem conhecimento e quer usar um modelo para customizar em cima, o JumpStart apoia nos desafios.

Managed Data Parallelism

Com o crescimento do volume de dados e a necessidade de decisões mais rápidos, também aumentao os desafios de processamento. O Managed Data Parallelism otimiza o treinamento para datasets de centenas ou milhares de gigabytes.

SageMaker Data Wrangler

Como Interface gráfica para preparação de dados

Com o aumento do home-office, aumentou muito a contratação de profissionais remotos e parece que é um caminho sem volta. Nessa linha, como você vê o aquecimento da economia em novas regiões com potenciais benefícios econômicos?

Data & Analytics

Amazon QuickSight Q

Ainda na tendência de mais pessoas terem acesso a soluções de dados, um lançamento interessante é o Amazon QuickSight Q. A plataforma de visualização de BI da AWS agora entrega respostas para perguntas de negócios utilizando linguagem natural.

Como podemos ver na imagem abaixo, para uma pergunta sobre vendas, realizada em texto livre, a solução consegue entregar a resposta. Isso permite que mais pessoas utilizam soluções de BI, sem necessariamente ter conhecimento em SQL.

Arquiteturas Híbridas

Novas Local Zones e WaveLength

Alinhado com a tendência de Edge AI, antes de oferecer soluções de Inteligência Artificial na borda, é preciso ter o processamento adequado de acordo com as diferentes necessidades de mercado. Como disso o Andy Jassy, CEO da AWS:

“Vamos levar o processamento para onde ele precisa estar”

Para isso, estão sendo lançadas novas Local Zones, que são datacenters menores e melhor distribuídos da AWS em diferentes regiões geográficas. Enquanto uma Região, formada por várias Zonas Disponibilidade, para oferecer toda a estrutura de disponibilidade e redundância tem um desafio enorme em ser lançada, a Local Zone oferece um pouco mais agilidade e capilaridade na distribuição do processamento.

Na mesma linha, a WaveLength implementa algumas tecnologias da AWS em fornecedores de tecnologia 5G, levando o processamento mais perto do usuário e melhorando sua experiência.

Amazon EKS Distro

Para ter o processamento onde ele precisa estar, não basta apenas ter infraestrutura disponível de formas diferentes. É importante que as tecnologias utilizadas estejam disponíveis em diferentes contextos. Com o crescimento da adoção de Kubernetes, a AWS agora disponibilizou de maneira Open Source a mesma distribuição do EKS (Elastic Kubernetes Service) para rodar em qualquer lugar. Assim, no desenvolvimento de uma solução, pode-se utilizar tanto na borda quanto na AWS, facilitando o processo de desenvolvimento.

App Modernization

SaaS Lens in AWS Well-Architected Tool

Para quem não conhece, o Well Architected Framework é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de soluções seguras, resilientes, eficientes e otimizadas em custos na nuvem. Com uma metodologia que envolve o mapeamento dos principais desafios, priorização e elaboração de plano de ação para implementar as melhorias, é possível garantir as melhores práticas de cloud computing.

Além do framework genérico, existem as Lens, que focam em particularidades de tipos específicos de solução. Uma recente lançada é o SaaS Lens, que traz recomendações específicas para soluções de Software as a Service.

A Solvimm é um dos poucos parceiros da AWS no Brasil certificados em apoiar empresas na implementação do framework. Para agendar uma conversa e entender como implementá-lo, é só nos enviar uma mensagem.

Lambda Container Support e 1ms Billing

Uma das tecnologias mais utilizadas quando falamos do desenvolvimento de soluções modernas, orientadas a microsserviços, são soluções Serverless, como é o caso do AWS Lambda, um serviço de Function as a Service. Antigamente, a cobrança era realizada em blocos de 100ms de processamento. Agora, a cobrança é realizada com granularidade de 1ms, trazendo grande economia para APIs de baixa latência, por exemplo, que rodam rapidamente. Além disso, uma outra novidade é o suporte a containers no Lambda, para casos de uso onde usar Lambda seja interessante, e também quer usufruir de vantagens de usar containers.

AWS Proton

Com o crescimento de soluções serverless e containers, surgiu também o desafio de gerenciar as diferentes aplicações e funções. Um novo serviço interessante para isso é o AWS Proton, que automatiza e gerencia provisionamento de infraestrutura e deploys para aplicações serverless e containers, facilitando o gerenciamento de muitos microsserviços.

Segurança

Por fim, mas não menos importante, tivemos algumas novidades relacionadas a segurança e privacidade de dados. Um excelente artigo do Ashish Rajan traz informações mais aprofundados sobre o assunto.

AWS Audit Manager

No passado, a AWS lançou o Artifact, que traz as certificações de infraestrutura da AWS de maneira fácil para questões de compliance. O nosso serviço Audit Manager agora vai um pouco além, trazendo evidências em tempo real, para facilitar o processo de coleta.

Quando falamos de segurança na nuvem e auditoria, um ponto muito importante é olhar para a auditoria constante. Diferentemente do passado, onde em um momento pontual coletava-se evidências para auditar, com a nuvem e novas tecnologias é importante a análise em tempo real, para garantir a segurança sempre.

Kube-bench e Cloud Custodian no Security Hub

O Security Hub, como o nome diz, é um hub que ajuda nos alertas e evidências de segurança do seu ambiente na nuvem. Uma outra novidade interessante foram as novas integrações com o Kube-bench e Cloud Custodian, trazendo também alertas específicos para soluções que utilizam Kubernetes.

Security Detectors no CodeGuru

Alinhado também com as tendências e tecnologias de modernização de aplicações que falamos, um grande desafio é garantir a segurança para tantos deploys em metodologias ágeis. Para isso, o CodeGuru, solução que analisa o código para garantir deploys eficientes, agora tem uma nova funcionalidade focada em segurança, analisando em relação às top 10 regras do OWASP.

Como implementar essas Tecnologias

Como podemos ver, há muitas novas tecnologias alinhadas às principais tendências para os próximos anos. Esses são apenas alguns dos anúncios só do AWS re:Invent 2020, e outros você pode conferir neste link.

Portanto, poder focar no negócio e ao mesmo tempo acompanhar tantos lançamentos, estudá-los e entender se fazem sentido é bastante desafiador. Nesse contexto que entra o papel de um AWS Consulting Partner, como a Solvimm, para ajudar a entender os desafios e se as soluções são adequadas para a realidade. Se tiver interesse em conversar sobre soluções de Cloud, é só nos enviar uma mensagem abaixo.

Filipe Barretto
Entre em Contato