fbpx
Migração e Operação do Hyper English by Cultura Inglesa
Voiced by Amazon Polly
O Desafio

A Cultura Inglesa desenvolveu uma plataforma de ensino a distância (EAD), o Hyper English, para complementar o ensino presencial e tinha o desafio de onde manter essa plataforma com alta disponibilidade, escalabilidade, desempenho e segurança.

A escalabilidade e a indisponibilidade, para a Cultura Inglesa, são extremamente críticos. Como é uma plataforma EAD, a quantidade de acessos ao site varia bastante de acordo com os horários e tem a necessidade de ficar sempre disponível, pois a indisponibilidade pode prejudicar bastante a confiança dos alunos na plataforma.

Para isso, foi decidido desenvolver a aplicação na nuvem da AWS. A equipe de desenvolvimento criou o ambiente mas, ao começar a utilizar os recursos da nuvem, encontraram alguns desafios relacionados às boas práticas de permissionamento, seguindo o princípio do privilégio mínimo, boas práticas de segurança e auditoria, automatizar o processo de deploy, para dar agilidade no desenvolvimento, e otimizar custos com o ambiente escalável.

A Solução

A Cultura Inglesa procurou a Solvimm para apoiar na operação do ambiente e orientar a equipe de desenvolvimento, seguindo boas práticas de segurança e arquitetura na nuvem, para implementar o ambiente em produção.

No primeiro momento, todo o ambiente foi revisado para implementar políticas de segurança e auditoria na conta da AWS. Em seguida, todos os arquivos foram transformados em privados, implementando políticas de segurança e orientando a equipe de desenvolvimento a como modificar a aplicação para garantir a proteção do conteúdo.

Após as configurações iniciais, o ambiente foi migrado para o AWS Elastic Beanstalk, implementado políticas de escalabilidade de acordo com a demanda e volume de acessos e alta disponibilidade, reduzindo custos e sempre atendendo à demanda dos usuários.

Finalmente, foram criados 6 pipelines de entrega contínua, para os ambientes de produção e homologação, das aplicações InterfaceWeb, API e BackgroundJobs, integrado ao repositório no Bitbucket, utilizando o AWS CodeBuild para realizar os testes e preparar o pacote para deploy no AWS Elastic Beanstalk.

Com o ambiente implementado e em produção, a Cultura seguiu com o apoio da Solvimm na operação no dia a dia, para monitorar o ambiente, garantir que as melhores práticas operacionais e de segurança sejam implementadas, buscando otimizações constantes. Nesse processo, profissionais da empresa também tem se capacitado, com os treinamentos oferecidos pela Solvimm, para ter cada vez mais agilidade e garantia de melhores práticas.

O Resultado

Com o apoio da Solvimm, além das boas práticas de segurança implementadas e garantidas continuamente, foi possível reduzir os custos de aplicação em aproximadamente 50% em comparação ao cenário provisionado para suportar os picos de acesso dos alunos. Além disso, com o processo de deploy automatizado, os erros manuais do processo, que eram comuns no início, foram reduzidos a zero.

Entre em Contato
[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]