fbpx

Desafios da Migração de Bancos de Dados para a Nuvem

Voiced by Amazon Polly

A migração dos bancos de dados não é uma tarefa fácil de ser realizada. É preciso muito cuidado na hora de decidir se o seus dados estão prontos para serem migrados de uma plataforma para outra e como isso será executado. Empresas de diversos segmentos já tomaram essa iniciativa e começaram a migrar seus bancos de dados de uma infraestrutura local para uma infraestrutura em nuvem, com o intuito de aproveitar os benefícios que essa migração pode trazer, como, a otimização de custos, segurança e manutenção de equipamentos.

O que são Bancos de Dados

Segundo Korth, Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Nova York (SUNY) e membro da academia de Ciência e Engenharia de Connecticut:

“Banco de Dados é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico.”

Podemos afirmar que os dados são um dos bens mais valiosos de uma empresa. Com eles, é possível realizar análises e tomar melhores decisões. Além disso, eles contêm dados críticos e sigilosos, que precisam ser protegidos.

A migração de banco de dados não pode ser feita de sem a devida preparação. O processo é complexo e dispõe de várias etapas, como pesquisa, análise, planejamento, criação dos recursos no destino e componentes de segurança, validação da comunicação origem/destino, conversão do schema (no caso da migração heterogênea), migração dos dados, validação dos dados, teste de funcionalidade e performance, otimização de desempenho e monitoramento. O processo é longo, e para ser realizado de forma eficiente, precisa de muita atenção, já que estamos migrando o banco de dados de uma infraestrutura para outra.

Durante esse processo, ressaltamos alguns desafios que podemos encontrar que podem dificultar o andamento do trabalho.

Replicação

A migração de banco de dados é um trabalho que precisa ser executado em dois ambientes distintos simultaneamente. Bancos de dados de origem permanecem operante durante a migração, minimizando o tempo de inatividade e o destino precisa ser definido no processo de planejamento. Mas durante essa execução paralela, há risco de ocorrer perda de dados ou falhas na comunicação.

Limpeza dos dados

Normalmente é necessária a realização da limpeza dos dados, processo de analisar a qualidade dos dados, nos projetos de migração, para que seja possível atingir um resultado de qualidade esperado (KPI de qualidade) no sistema de destino.

Os KPIs de qualidade dos dados possuem alguns parâmetros:

  • Volume de dados afetados
  • Disponibilidade
  • Esforço necessário
  • Benefícios obtidos
Diferentes sistemas de origem e codificação

Geralmente os dados são replicados em diferentes sistemas, um funcionando como principal e os outros como réplicas. Porém, às vezes, os mesmos dados podem existir em vários sistemas com diferentes códigos e sem vínculos entre eles. O tratamento de casos especiais requer uma análise antes da tomada de decisão sobre como migrá-los.

Algumas opções são:

  • Agrupar os dados em um único banco principal
  • Limpar os dados e então migrar
  • Manter os dados principais e criar um grupo hierárquico com a finalidade de realizar relatórios
Escolha de ferramentas

Durante a fase de análise, é necessário analisar os sistemas de destino, permitindo que se identifique o modelo de referência e qualquer requisito técnico para carregar os dados. Normalmente os sistemas são carregados diretamente no banco de dados, mas os sistemas COTS (Engenharia de Software Baseada em componentes) possuem suas próprias ferramentas de importação e exportação de dados, podendo ser agrupados em dois tipo:

  1. Serve para manter um processo específico de rastreabilidade no banco de dados COTS (como o sistema ERP)
  2. Serve para carregar ferramentas para construir o carregamento e/ou extração com frequência (como o CRM)
Teste da migração e validação

Antes de executar a migração é importante validar os resultados e estabelecer o tempo correto para as tarefas de migração. Recomenda-se testar os sistemas de destino com os dados migrados. Os casos de integração e aceitação, identificarão os problemas com os dados migrados.

Ao realizar testes permitimos que as tarefas de migração sejam adequadamente identificadas, sequenciadas e incluídas em uma lista de verificação detalhada das etapas planejadas.

Para realizar uma migração de banco de dados eficaz é importante que se tenha uma boa visão dos desafios que podemos encontrar durante o processo, por não ser um trabalho fácil de ser realizado, tendo em mente que é necessário ter um ambiente replicado, onde os banco de dados de origem e destino precisam estar trabalhando simultaneamente. A realização da limpeza é outro fator muito importante, pois muitos dados são perdidos ou replicados durante o processo.

Entre em Contato

Entre em contato para conversar com nossos especialistas sobre migração de bancos de dados.

[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]