fbpx
Camada de Infraestrutura Física da Segurança de Datacenters
Voiced by Amazon Polly

Este artigo explica em maiores detalhes um dos tópicos do artigo “Como é Feita a Segurança Física dos Datacenters“, da série Segurança na Nuvem.

Camada de Infraestrutura Física

Após considerarmos o perímetro dos terrenos dos datacenters, a Camada de Infraestrutura Física considera os aspectos dos edifícios propriamente ditos, bem como todos os equipamentos e os sistemas que mantém o datacenter funcionando, como o fornecimento de energia de backup (no-breaks), os sistemas de climatização e qualidade do ar, conhecidos como HVAC (Heating, Ventilation, and Air Conditioning), e os equipamentos de detecção, combate e extinção de incêndio.

As equipes de manutenção do provedor de nuvem adotam a manutenção preventiva como rotina, executando diagnósticos em máquinas, redes e equipamentos de backup em busca de verificar e ter certeza de que todos os equipamentos estão em funcionamento perfeito e dentro das especificações exigidas.

Camada de Infraestrutura Física de Seguranca de Datacenters - Manutenção

No entanto, é sempre possível que imprevistos aconteçam e que falhas ocorram. Como diz o CTO da Amazon.com, Werner Vogels:

Tudo falha, o tempo todo.

Então, todos os recursos dos datacenters são planejados e projetados com redundância, entre eles o acesso a recursos como água, eletricidade, telecomunicações e conexão com a Internet. Todos os sistemas internos de energia elétrica são redundantes e ainda possuem unidades de backup (no-breaks) e geradores de energia ativados automaticamente em caso de interrupção de todas as entradas de energia elétrica. Além disso, a temperatura e a umidade do ar é monitorada o tempo todo e comandam controles automatizados do sistema HVAC para garantir a correta climatização do ambiente, reduzindo riscos de falhas.

Todos esses equipamentos e procedimentos de manutenção preventiva contribuem para proteger os servidores e, finalmente, os dados dos clientes. Da mesma forma que na camada de perímetro, o controle de acesso aos edifícios é restrita exclusivamente ao pessoal que precisa estar naquele edifício ou sala determinada, fazendo com que apenas quem tem necessidade de ir a uma determinada sala acesse aquele local no dia e horário agendado.

Entre em Contato
[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]