fbpx
AWS re:Invent 2019 – Resumo da Semana
Voiced by Amazon Polly

O AWS re:Invent 2019 termina hoje, com cerca de 65 mil participantes e mais de 60 novos serviços e funcionalidades anunciadas! Para você não se perder em meio à tanta informação, nós organizamos as novidades neste artigo, de acordo com o dia de lançamento.

Para ter acesso às análises dos serviços, inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe as nossas redes sociais. Nas próximas semanas, publicaremos conteúdos por área – como Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Segurança -, explicando cada serviço, suas possíveis aplicações e benefícios.

Domingo

A maior conferência de Computação em Nuvem do mundo teve início no domingo, dia 01 de dezembro. No primeiro dia, o principal destaque do re:Invent é o Midnight Madness, a festa de abertura da conferência. Mas houveram também diversos novos anúncios, confira abaixo.

AWS DeepRacer Update

A AWS anunciou o DeepRacer Evo, uma nova versão do carro autônomo baseado em reinforcement learning. O DeepRacer vai contar com sensores que podem detectar e responder a obstáculos, incluindo outros carros DeepRacer. Ainda não há data para o lançamento da nova versão. Além disso, a AWS vai adicionar mais oito corridas em cinco países diferentes, junto a mais 18 corridas virtuais.

AWS DeepComposer

É um instrumento musical que usa Machine Learning para gerar composições a partir do input de melodias, seja através do próprio teclado ou mesmo de uma gravação.

Amazon Transcribe Medical

Essa é uma nova funcionalidade do Amazon Transcribe, serviço que permite a transformação de fala para texto em aplicações. O objetivo do Amazon Transcribe Medical é facilitar a criação de relatórios e anotações médicas. O serviço já está disponível nas regiões de N. Virginia e Oregon.

Bring-Your-Own-License for Microsoft Windows Server

Você pode criar instâncias que usam Microsoft Windows Server e SQL Server através da AWS, com um modelo gerenciado, pagando apenas pelo que usar. Mas é possível também trazer as suas licenças existentes para a AWS. Com esse lançamento, isso ficou mais fácil: agora você pode lançar instâncias EC2 com as suas licenças existentes gerenciadas pela AWS. Essa funcionalidade já está disponível nas regiões de Northern Virginia e Oregon.

AWS End-of-Support Migration Program (EMP) for Windows Server

Para aqueles que enfrentam a dificuldade de terem aplicações legadas rodando em sistemas operacionais antigos e não podem migrar para as novas versões, a AWS lançou o Programa EMP for Windows Server. Possível graças à combinação de tecnologia e expertise da AWS, o programa promete migrar aplicações legadas para novas versões do Windows sem que seja preciso alterar códigos ou instalar as mídias e o código-fonte originais.

SageMaker Operators for Kubernetes

Com esse lançamento, ficou mais fácil usar o Kubernetes para treinar modelos de Machine Learning com o SageMaker. Essa funcionalidade elimina a necessidade de gerenciar a infraestrutura e os serviços no cluster.

EC2 Image Builder

Para facilitar a atualização de imagens de sistemas operacionais, a AWS lançou o EC2 Image Builder. O serviço usa pipelines automatizadas para criar e manter imagens do Windows Server e Amazon Linux 2, e pode ser utilizado com o serviço EC2 ou on-premises. Além disso, o serviço pode ser uma ferramenta útil para adequação a regulações de Segurança da Informação. O serviço está disponível sem custos adicionais e em todas as regiões comerciais da AWS.

Amazon EventBridge Schema Registry and Discovery

Esse serviço registra os eventos do Amazon EventBridge e os mapeia para Java, Python e Typescript. Assim, os eventos podem ser referenciados no código como objetos. É possível adicionar schemas para o repositório manualmente ou permitir que o Schema Discovery capture e adicione schemas automaticamente. Isso ajuda desenvolvedores a criarem aplicações baseadas em eventos. O preview do serviço está disponível nas regiões de Ohio, Oregon, N. Virginia, Tóquio e Irlanda.

AWS IoT SiteWise Preview

A AWS está expandindo as funcionalidades do IoT SiteWise Preview. O serviço ajuda a coletar e organizar dados de produção em larga escala. As novas funcionalidades melhoram a capacidade de coleta de dados, adição de contexto, uso dos dados em aplicações próprias e a sua visualização.

AWS IoT SiteWise Monitor

Essa é uma nova aplicação SaaS que permite monitorar os dados coletados e organizados pelo AWS IoT SiteWise.

Segunda

 

AWS Identity and Access Management (IAM) Access Analyzer

Essa funcionalidade analisa matematicamente as políticas de controle de acesso dos recursos na AWS. Ela monitora as políticas de acesso aos buckets do S3, roles do IAM, chaves do AWS KMS, funções Lambda e filas do SQS. Isso facilita o gerenciamento dos recursos e aumenta a sua segurança contra acessos não-autorizados.

Amazon Braket

É um novo serviço completamente gerenciado que disponibiliza um ambiente de desenvolvimento para criar algoritmos quânticos. O serviço também permite realizar os testes dos algoritmos em simulações de computadores quânticos.

AWS Center for Quantum Computing

A AWS anunciou a criação de um centro de pesquisas, no California Institute of Technology (Caltech), com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de softwares e hardwares quânticos.

Amazon Quantum Solutions Lab

É um programa que busca aproximar os clientes da AWS dos experts em Computação Quântica da empresa e parceiros de consultoria.

Terça

Nesse dia, muitos serviços foram anunciados, 26 deles no Keynote de Andy Jassy, CEO da AWS, que você pode acompanhar no artigo que escrevemos. Neste post, vamos listar apenas as novidades que não foram anunciadas no keynote.

AWS Outposts

Esse serviço foi anunciado no re:Invent 2018 como um preview, mas agora ele já está disponível. O Outposts é uma solução da AWS para quem precisa de computação e armazenamento local, com baixa latência. O serviço simplifica o processo de configuração e instalação de servidores, que agora é de responsabilidade dos técnicos treinados da AWS.

EBS Direct APIs

Agora é possível ter acesso aos snapshots do Amazon EBS através de APIs. Essa funcionalidade é voltada para as áreas de recuperação de desastres e gerenciamento de dados de serviços e clientes, permitindo recuperar os dados com rapidez e eficiência de custos. A funcionalidade está disponível para as regiões de N. Virginia, Oregon, Irlanda, Frankfurt, Singapura e Tóquio. A AWS pretende disponibilizar a funcionalidade para as demais regiões nas próximas semanas.

AWS Compute Optimizer

É um novo serviço que usa Machine Learning para analisar o histórico de consumo dos recursos em contas da AWS e fazer recomendações personalizadas para a sua otimização. O serviço tem integração com o AWS Organizations, o que permite a recomendação centralizada em múltiplas contas da mesma organização. O serviço é gratuito e já está disponível na regiões de N. Virginia, Oregon, Irlanda, Ohio e São Paulo.

Amazon SageMaker – The Deep Graph Library

Deep Graph Library é uma biblioteca open source para a implementação de redes neurais em grafos, agora disponível para o SageMaker.

Normalmente, problemas de Machine Learning são resolvidos utilizando conjuntos de dados que têm forma plana, como um csv, em que os dados são extraídos e injetados em uma rede neural, por exemplo. Acontece que existem uma classe de problemas, na qual entidades se relacionam com outras, que não se enquadram muito bem nesse modelo de dados. Como modelos convencionais de redes neurais não lidam muito bem com esse tipo de conjunto de dados, o Deep Graph Library veio para tratar de modo eficiente esse tipo de problema.

Com a nova integração do SageMaker com o Deep Graph Library, é possível utilizá-lo diretamente no SageMaker para criar o modelo, treiná-lo e obter o endereço de consulta ao modelo. Assim, aproveita-se todas as facilidades que já existiam no SageMaker, agora para essa outra classe de problemas.

Amazon SageMaker Processing

É uma nova funcionalidade do SageMaker que facilitada a execução do pré-processamento, pós-processamento e avaliação dos modelos de Machine Learning no serviço da AWS. A funcionalidade é um SDK em Python que executa um contêiner no SageMaker, construído com a biblioteca scikit-learn. É possível também usar imagens próprias do Docker, sem precisar se conformar às especificações de imagem do software.

Lambda Provisioned Concurrency

É uma nova funcionalidade do Lambda, serviço serverless da AWS. Com ela, é possível inicializar ambientes de execução para atender às invocações de funções lambdas, evitando a latência causada pelos chamados cold starts.

VPC Ingress Routing

Agora, é possível direcionar o tráfego web para uma instância de EC2 específica, em que são executadas ferramentas de segurança de redes ou outras inspeções de tráfego com ferramentas de empresas parceiras. Isso acontece antes que o tráfego seja redirecionada para as outras instâncias EC2.

Amazon Detective

Esse serviço ajuda a analisar e visualizar dados sobre segurança, com escalabilidade. O serviço coleta automaticamente dados de log dos recursos da AWS e usa Machine Learning, análises estatísticas e teoria dos grafos para criar um conjunto de dados interligados que podem otimizar investigações de segurança.

Amazon Augmented AI (A2I)

Esse serviço disponibiliza workflows para casos de uso comuns em Machine Learning. O serviço é voltado para wokflows que precisam de força de trabalho humana para revisar previsões de Machine Learning. É possível usar revisores dentro de sua própria organização ou revisores contratados pela AWS, que já realizam tarefas parecidas para o Mechanical Turk.

Amazon RDS Proxy

É um proxy de Banco de Dados, completamente gerenciado pela AWS, que facilita a criação de aplicações altamente escaláveis, sem que seja necessário gerenciar conexões. O serviço é implementado em várias Zonas de Disponibilidade e possui integração com o IAM e Secrets Manager. Além disso, atualmente, é compatível com RDS MySQL e Aurora MySQL.

Outros anúncios:

Amazon Chime agora estendeu a hospedagem de reuniões online para 14 regiões. AWS Fargate Spot está disponível para todas as regiões comerciais do Fargate. AWS ECS Cluster Auto Scaling está disponível para todas as regiões do ECS e Auto Scaling, o serviço melhora a escalabilidade de clusters. Além desses lançamentos, o AWS Step Functions passa a contar com a opção Express Workflows, para workflows com alto volume e curta duração. A AWS também anunciou a criação da Deep Java Library (DJL), que é uma biblioteca para criação de modelos de Deep Learning em Java, usando APIs intuitivas.

Além disso, como outros serviços que estão utilizando o Nitro System, instâncias EBS também apresentam melhoras em largura de banda. Para fechar os anúncios de terça, agora é possível ter mais controle sobre a forma como as aplicações executadas com o EC2 Auto Scaling Groups, ou com o Fargate, usam a sua capacidade computacional, leia mais aqui.

Quarta
Amplify DataStore

É um repositório de armazenamento em dispositivo que permite sincronizar dados em dispositivos e suportar operações offline. Pode ser usado para armazenamento de dados de aplicações web e mobile, que não possuem conexão com a nuvem ou uma conta na AWS. No entanto, quando usado em conjunto com a nuvem, sincroniza os dados com o AWS AppSync.

Amplify iOS and Amplify Android

São bibliotecas de código aberto que permitem a criação de aplicações mobile seguras e escaláveis. Assim, é possível adicionar análises, Inteligência Artificial e Machine Learning, APIs (como GraphQL e REST), armazenamento de dados e demais funcionalidades a aplicações web e mobile.

Amazon Neptune Workbench

Agora é possível fazer consultas em grafos através do Console do Neptune usando o Gremlin ou o SPARQL.

Amazon Chime Meetings App for Slack

É um aplicativo que conecta o Slack ao Amazon Chime. Assim, os usuários do Slack podem participar de reuniões online com o Chime a partir dos canais e conversas de seus workplaces no Slack.

HTTP APIs for Amazon API Gateway

API Gateway é um serviço da AWS que controla chamadas de APIs. O HTTP APIs é uma nova funcionalidade desse serviço, focada na melhora de performance e também em uma melhor experiência para desenvolvedores que usam o serviço. Assim, essa funcionalidade permite a criação de APIs RESTful para workloads serverless usando funções Lambda e outros serviços com um endpoint HTTP.

Windows gMSA Support in ECS

O Amazon ECS agora suporta o Windows group Managed Service Account (gMSA), uma nova funcionalidade que permite a autenticação de containers Windows.

Quinta

Na quinta, aconteceu uma das palestras mais esperadas da conferência: o keynote de Werner Vogels, CTO e vice-presidente da Amazon. Você pode acompanhar a cobertura do keynote aqui.


 

Análises de especialistas

O re:Invent pode ter terminado, mas o nosso conteúdo não! Acompanhe o blog e as nossas redes sociais para receber análises dos nossos especialistas sobre os lançamentos e suas possíveis aplicações.

Entre em Contato

Tem interesse em saber mais sobre os lançamentos e como implementá-los? Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas.

[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]