fbpx
A Jornada de Certificações na AWS
Voiced by Amazon Polly

A Amazon Web Services (AWS) é a principal plataforma de serviços de computação em nuvem do mundo, disponibilizando recursos de computação, armazenamento, bancos de dados e muito mais.

Para garantir que as empresas e profissionais implementem as soluções de computação em nuvem seguindo as melhores práticas recomendadas, a AWS possui uma série de certificações, divididas por funções e especialidades.

Existem quatro níveis de certificações, e para a realização de cada uma delas é recomendado que os profissionais tenham diferentes níveis de experiência prática com os serviços.

AWS Certification de Nível Foundational

O primeiro nível na jornada de certificação é o nível Foundational, que é destinado para profissionais que buscam aprender um pouco mais sobre a Nuvem AWS, em funções técnicas, administrativas e na área comercial, que possuam no mínimo seis meses trabalhando na área e compreensão básica sobre os serviços. Esse nível é composto por uma única certificação: AWS Certified Cloud Practitioner.

Para a realização do exame, espera-se que o profissional tenha conhecimento geral da nuvem da AWS, com capacidade de descrever os princípios básicos da arquitetura e os principais serviços na plataforma, junto às características principais de implementação e operação e os aspectos básicos de segurança. Um excelente material para iniciar os estudos é o whitepaper Visão Geral da AWS. A Cloud Practitioner é a etapa recomendada para o início na jornada de certificações.

AWS Certification de Nível Associate

O nível seguinte é o Associate, que é destinado para profissionais que tenham no mínimo um ano de experiência na solução de problemas e implementação de soluções. Esse nível é composto por três certificações: AWS Certified Solutions Architect, AWS Certified SysOps Administrator e AWS Certified Developer.

A certificação de Solutions Architect é destinada para arquitetos de soluções que tenham no mínimo um ano de experiência prática usando serviços de computação, redes, armazenamento e produtos da AWS de banco de dados e com serviços de implantação e gerenciamento, para que se consiga arquitetar e implementar aplicativos seguros e robustos e definir soluções usando princípios de projeto de acordo com requisitos dos clientes. No site há vários whitepapers vinculados que servem de apoio de estudos para quem deseja tirar essa certificação, como o AWS Well-Architected. A AWS também disponibiliza o download de perguntas de simulados, que mostram o formato das perguntas usadas nos exames SAA-C01 e SAA-C02, e do Guia do exame (SAA-01 e SAA-02).

Já a certificação de SysOps Administrator é destinada a administradores de sistemas em papéis de implantação, gerenciamento e operação, que compreendam os princípios de arquitetura para nuvem, tecnologias de rede, conceitos de segurança com experiência prática na implementação de controles de segurança e requisitos de compatibilidade, que tenham experiência prática com AWS CLI e ferramentas de SDKs/API e com monitoramento e auditoria de sistemas. Como material de apoio para estudo há whitepapers como Amazon Web Services: Visão geral dos processos de segurança, além do download das perguntas de simulado e do Guia do exame.

E, por último, o caminho de aprendizagem para a Developer é destinado para profissionais que tenham conhecimento em pelo menos uma linguagem de programação, que consigam usar um pipeline de CI/CD para implementar aplicativos, usar APIs de serviços, usar ou interagir com os serviços da AWS e programar código usando as melhores práticas de segurança. Como material de apoio para estudo há whitepapers como Melhores práticas de segurança da AWS e Prática da integração e entrega contínuas na AWS, acelerando a entrega de software com o DevOps, além do download das perguntas de simulado e do Guia do exame.

AWS Certification de Nível Professional

Já para o nível Professional, recomenda-se pelo menos dois anos de experiência criando, operando e solucionando problemas na nuvem. Esse nível é composto por duas certificações: AWS Certified Solutions Architect – Professional e AWS Certified DevOps Engineer – Professional.

A primeira é uma evolução da certificação Solutions Architect – Associate, a Solutions Architect – Professional destinada a profissionais que desempenham função de arquiteto de soluções com no mínimo dois anos de experiência prática na criação e implantação de arquitetura de nuvem da AWS, que tenham capacidade de fornecer orientações sobre melhores práticas de projeto, e consigam projetar uma arquitetura híbrida, para projetar e implementar aplicativos dinamicamente escaláveis, altamente disponíveis, tolerantes a falhas e implementar estratégias de controle de custos. Alguns dos materiais de apoio para estudo são os whitepapers, Securing Data at Rest with Encryption, Web Application Host in the AWS Cloud e Migrating AWS Resources to a New Region, além do download das perguntas de simulado e do Guia do exame.

Já a de DevOps Engineer, destina-se a profissionais com função de engenheiro DevOps, com experiência na administração de sistemas operacionais e na criação de infraestruturas altamente automatizadas, que compreendam os processos e novas metodologias para desenvolvimento e operações, e saibam implementar e automatizar controles de segurança, processos de governança e validação de conformidade, sistemas de monitoramento, métricas e registro. Como material de apoio para estudo, alguns whitepapers simão Execução de microsserviços conteinerizados na AWS, Microsserviços na AWS e Infraestrutura como código, além do download das perguntas simuladas e do Guia do exame.

Antigamente para se retirar a certificação de DevOps Engineer – Professional era preciso possuir ou a certificação de SysOps Administrator ou a de Developer, ambas do nível Associate. Hoje isso não é mais obrigatório, porém é recomendado faça uma das duas antes para ter uma jornada melhor estruturada na obtenção das certificações.

AWS Certification de Nível Specialty

O último nível de certificação AWS atualmente é o nível de especialista, que são as Specialties, onde é recomendado que já tenha experiência nos assuntos de cada uma das certificações. Esse nível é composto por cinco certificações: AWS Certified Advanced Networking – Specialty, AWS Certified Data Analytics – Specialty (antiga AWS Certified Big Data – Specialty), AWS Certified Database – Specialty (nova), AWS Certified Security – Specialty, AWS Certified Machine Learning – Specialty, Alexa Skill Builder – Specialty.

Antigamente era preciso ter pelo menos uma certificação do nível Professional para poder tirar uma certificação de nível Specialty. Hoje isso não é obrigatório, mas é recomendado.

A certificação de Advanced Networking, destina-se a profissionais que tenham no mínimo cinco anos de experiência em arquitetura de soluções complexas de redes, desenvolvendo e implantando essas infraestruturas na nuvem usando a AWS. Como material de apoio para estudo há download das perguntas de simulado e do Guia do exame.

A certificação de Data Analytics – Specialty (novo nome para Big Data – Specialty), destinada a profissionais que tenham no mínimo cinco anos de experiência prática em campo de análise de dados, que saibam definir e criar arquitetura de serviços de Big Data na AWS, com capacidade de explicar como esses serviços se encaixam no ciclo de vida de dados de coleta, consumo, armazenamento, processamento e visualização, aproveitando ferramentas para automatizar a análise de dados. Como material de apoio para estudo há o whitepaper Big Data & Analytics na AWS, além do download das perguntas de simulado e do Guia do exame.

A certificação de Database – Specialty, destina-se a profissionais que tenham pelo menos cinco anos de experiência com tecnologias de banco de dados e pelo menos dois anos de experiência prática trabalhando na AWS, que compreendeem e diferenciam as principais características dos serviços de banco de dados da AWS. Como material de apoio para estudo há o whitepaper, Práticas recomendadas para o AWS database Migration Service, além do download das perguntas de simulado e do Guia do exame.

A certificação de Security – Specialty, é destinada a profissionais que tenham pelo menos dois anos de experiência prática na proteção de cargas de trabalho da AWS e mínimo de cinco anos projetando e implementando soluções em segurança de TI, responsáveis por atividades relacionadas à segurança, que executam aplicativos na nuvem da AWS, através de métodos de criptografia de dados e proteção de aplicativos e infraestrutura. Como material de apoio para estudo há o download das perguntas simuladas e do Guia do exame.

A certificação de Machine Learning – Specialty, é destinada a desenvolvedores, cientistas de dados, engenheiros de dados e profissionais da área de negócios, com experiência no desenvolvimento, na arquitetura ou na execução de cargas de trabalho de deep learning, experiência em Machine Learning (ML), projetando e implementando soluções escaláveis, com otimização de custo, confiáveis e seguras. Como material de apoio para estudo há o download das perguntas simuladas e do Guia do exame.

Por fim, a certificação de Alexa Skill Builder – Specialty, destina-se a desenvolvedores, arquitetos de soluções, designers de voz e todos que tenham uma função na construção de habilidades do Alexa, com pelo menos seis meses de experiência prática, e para qualquer pessoa com experiência em codificação em nível iniciante e que queira aprender a criar, testar e publicar as habilidades do Amazon Alexa. Como material de apoio para estudo há o download das perguntas simuladas e do Guia do exame.

As certificações da AWS são válidas por três anos e, após esse período, é necessário fazer a prova novamente para renovar. Além disso, caso o profissional possua as certificações níveis Associate e Professional, é necessário renovar apenas a nível Professional.

Como podemos ver, as certificações da AWS são extremamente importantes para empresas e profissionais garantirem que estão implementando as soluções de computação em nuvem de acordo com as melhores práticas. Nós da Solvimm, como Advanced Consulting Partners da AWS, oferecemos treinamentos de computação em nuvem voltados para as certificações, tanto em turmas abertas quanto treinamento in-company customizado. Para saber mais sobre os treinamentos, entre em contato.

Entre em Contato
[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]