fbpx

6 Aplicações de Inteligência Artificial para Reconhecimento de Imagens

Voiced by Amazon Polly

O reconhecimento de imagens é um dos desafios mais interessantes no campo da Inteligência Artificial, tanto pela dificuldade quanto pelos resultados possíveis. Esse estudo abriu um grande leque de opções de novas aplicações em diversas áreas, como, por exemplo, a análise de imagens de exames para medicina e a autenticação pela face com o Face Id da Apple.

Quem vê todas as inovações que aconteceram nos últimos 10 ou 15 anos no campo de Inteligência Artificial aplicada a imagens e toda hype da Ciência de Dados pode não imaginar que suas fundações matemáticas datam das décadas de 1960 e 1970, quando o Algoritmo Backpropagation, utilizado no treinamento de Redes Neurais, foi proposto. De lá pra cá, a evolução da capacidade computacional cresceu de forma exponencial, ao mesmo tempo que o preço e acesso aos recursos computacionais caíram em proporções semelhantes. O investimento inicial em servidores físicos foi substituído pelo formato pay-as-you-go da Computação em Nuvem. Atualmente, até as GPUs mais potentes do mercado são oferecidas no formato em que qualquer pessoa pode utilizar, sem investimento inicial e pagando apenas pelo tempo que utiliza. Isso tornou os recursos necessários para o Deep Learning acessíveis a todos.

De maneira geral, existem 3 principais técnicas de Inteligência Artificial para Reconhecimento de Imagens: Classificação de Imagens, Detecção de Objetos e Segmentação Semântica. Cada uma delas pode ser aplicada de diversas formas e em conjunto para solucionar desafios do nosso dia a dia. Confira a seguir algumas das aplicações possíveis utilizando essas técnicas:

Aplicações do Reconhecimento de Imagens
Finanças

Diversas fintechs recebem documentos digitalizados para abertura de conta sem a necessidade de obrigar o cliente a ir na agência. Em geral, as fintechs recebem a foto de um documento com foto (RG, CNH ou Passaporte). O reconhecimento de imagens nesses casos pode ser utilizado para confirmar que o documento é real, validar se o cliente é quem ele diz ser e para extrair informações relevantes do documento, como a data de validade, nome, RG e CPF.

Cliente VIP

Lojas físicas, como supermercados, podem utilizar o reconhecimento de imagens, por meio das câmeras de segurança, para identificar quando um cliente VIP entra na loja, podendo enviar uma promoção em tempo real.

E-commerce

Baseado nos itens que os usuários estão navegando, aplicações que usam reconhecimento de imagens, podem procurar produtos parecidos aos que o usuário está olhando, recomendando a compra. O ganho na qualidade de recomendação que essa abordagem traz é a seguinte: se o seu cliente está procurando estantes de livro, vamos recomendar outras estantes de livros para ele olhar também, mas não qualquer tipo de livros, e sim recomendar estantes parecidas com a que o seu cliente está interessado.

Recomendação de Roupas

Imagine a quantidade de vezes que seu cliente viu uma roupa em algum lugar (filme, série, comerciais) e ficou interessado em comprar uma peça parecida. O reconhecimento de imagem pode ser utilizado por empresas de moda para receber uma imagem, utilizar a segmentação semântica de imagem para separar as roupas encontradas na imagem e procurar em seu catálogo roupas parecidas para recomendá-la para o cliente.

Segurança do trabalho

Garantir a adequação das normas de segurança em ambientes críticos, como fábricas e ambiente de construção civil. Alguns dos itens mais comuns que as normas de segurança exigem nesses ambientes sãos os capacetes de segurança, coletes e as vezes botas reforçadas. Garantir que todos os colaboradores estão utilizando os itens de segurança dentro dos locais exigidos, utilizando câmeras de segurança, é uma das possíveis aplicações.

Conclusão

É importante notar que esses desafios poderiam ser resolvidos por um humano analisando imagem por imagem. No entanto, escalar isso para aplicações reais é financeiramente inviável e poderia levar muito tempo para análises. O uso de aplicações com reconhecimento de imagens vem para tirar essa limitação e trazer uma experiência melhor para seus usuários.

Bernardo Costa
Últimos posts por Bernardo Costa (exibir todos)
Entre em Contato

Para entender como aplicar Inteligência Artificial para o reconhecimento de imagens em seu negócio, entre em contato com nossos especialistas.

[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]