fbpx
3 Técnicas de Inteligência Artificial para Reconhecimento de Imagens
Voiced by Amazon Polly

Como mostramos no artigo 6 Aplicações de Inteligência Artificial para Reconhecimento de Imagens, vários tipos de aplicações podem se beneficiar do Reconhecimento de Imagens para enriquecer a experiência dos usuários. Para isso, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas no âmbito de análise e processamento de imagens. Nesse artigo, trazemos o exemplo de três das principais técnicas que são utilizadas.

Classificação de Imagens

Em Classificação de Imagens, gostaríamos de classificar uma imagem em algumas categorias pré-definidas. O interesse está em pegar uma imagem bem delimitada e classificá-la. Por exemplo, imagine que um jardim botânico queira construir uma aplicação para possibilitar o público a classificar pragas em plantas utilizando fotos. O público tira uma foto de uma planta e a aplicação diz se existe ou não a praga na planta da imagem. Na imagem abaixo, temos uma foto de uma videira com a praga, onde a aplicação retorna o nome dessa praga, chamada Esca.

Detecção de Objetos

Em Detecção de Objetos, gostaríamos não só de classificar um objeto em uma imagem, mas também de mostrar onde esse objeto está. Imagine isso como uma extensão do problema acima. Agora, o público envia uma foto da videira e a aplicação classifica cada praga e marca onde cada uma foi encontrada, como os retângulos vermelhos demarcados na imagem a seguir.

Segmentação Semântica

Em Segmentação Semântica, o objetivo é classificar cada pixel da imagem, extraindo as partes do todo. Nessa técnica, é como se literalmente pegássemos um lápis colorido para contornar e depois pintar os objetos identificados. Com esse tipo de técnica é possível delimitar cada parte da imagem (como a extração de peças de roupa de uma imagens que comentamos no artigo 6 Aplicações de Inteligência Artificial para Reconhecimento de Imagens). Ainda utilizando a aplicação anterior, veja na imagem abaixo como a segmentação semântica colore onde a praga foi encontrada.

Fonte das três imagens de videira utilizadas na seção de Reconhecimento de Imagens: Boulent J, Foucher S, Théau J and St-Charles P-L (2019) Convolutional Neural Networks for the Automatic Identification of Plant Diseases. Front. Plant Sci. 10:941. doi: 10.3389/fpls.2019.00941

Bernardo Costa
Últimos posts por Bernardo Costa (exibir todos)
Entre em Contato

Para entender como aplicar Inteligência Artificial para o reconhecimento de imagens em seu negócio, entre em contato com nossos especialistas.

[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]